Complexo Eólico Serra da Babilônia

Para consultas y comentarios para la CII, contacte con:
El equipo de Comunicaciones de la CII
Correo electrónico: divulgacionpublica@iadb.org

Para consultas acerca de proyectos, incluyendo preguntas medioambientales y sociales relacionadas con las inversiones de la IIC, por favor, contacte con el cliente o con la CII utilizando la información de contacto proporcionada anteriormente. Adicionalmente, las comunidades afectadas por alguno de nuestros proyectos tienen a su disposición el acceso al Mecanismo Independiente de Consulta e Investigación de la CII.
Teléfono:+1 (202) 623-3952
Fax: +1 (202) 312-4057
Dirección: 1300 New York Ave. NW Washington, DC. USA. 20577
Correo electrónico: mecanismo@iadb.org o MICI@iadb.org

Número de proyecto: 
11994-2
Fecha prevista para consideración del Directorio: 
21/11/2017
Fecha de publicación: 
21/08/2017
Compañía: 
Copacabana Geração de Energia em Participações S.A.
Entidad Patrocinadora: 
Rio Energy Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia
Monto de Financiamiento Solicitado: 
Até R$200,000,000
Sector: 
Energía
Categoría Ambiental y Social: 
B
Ubicación: 
Bahia
País: 
Alcance y objetivo del proyecto: 

A Corporação Interamericana de Investimentos (“CII”) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (“BID” e, em conjunto com a CII, “Grupo do BID”) estão estudando a possibilidade de oferecer uma garantia de crédito em um montante de aproximadamente R$200 milhões para assegurar o cumprimento das obrigações de pagamento das debêntures do projeto em tela. O projeto consiste na concepção, construção, operação e manutenção do Complexo Eólico Serra da Babilônia, formado por oito parques eólicos adjacentes totalizando 223,25 MW de capacidade no estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil, além da construção de uma linha de transmissão de 75 km. O projeto está sendo desenvolvido por oito sociedades de propósito específico criadas no âmbito da legislação brasileira tendo como finalidade específica o desenvolvimento do projeto, sob o controle da Copacabana Geração de Energia e Participações S.A. O Rio Energy Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia é patrocinador do projeto e recebeu da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) um contrato de compra de energia de 20 anos indexado à inflação.

O projeto deve alcançar os seguintes resultados em termos de desenvolvimento: (i) ampliar a capacidade de energia renovável não convencional instalada, com o acréscimo de 223,25 MW de energia eólica à capacidade eólica instalada atual de 11,7 GW, o que contribui para os objetivos do governo brasileiro de diversificar sua matriz energética, acrescer mais uma fonte de energia renovável e reduzir a vulnerabilidade a variações hidrológicas; (ii) gerar cerca de 870 GWh de energia eólica limpa e ajudar a evitar a emissão de aproximadamente 763.801 toneladas de carbono por ano; e (iii) aumentar a participação do setor privado e a concorrência

Revisión de temas medioambientales: 

De acordo com a Política de Sustentabilidade Ambiental e Social da CII, este projeto foi classificado, em caráter preliminar, como uma transação “B” porque poderia gerar alguns impactos que podem ser evitados ou mitigados se forem seguidos critérios de concepção, diretrizes ou normas de desempenho geralmente reconhecidos. Embora todas as normas de desempenho (PS, na sigla em inglês) se apliquem ao projeto, é mais provável que as normas a seguir sejam mais pertinentes a esta transação: (i) PS1: Avaliação e gestão de impactos e riscos ambientais e sociais; (ii) PS2: Condições de trabalho; (iii) PS3: Eficiência dos recursos e prevenção da poluição; (iv) PS4: Saúde e segurança da comunidade; (v) PS6: Conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais vivos; e (vi) PS8: Patrimônio cultural. Os principais impactos e riscos na fase de construção serão avaliados durante a Diligência Prévia Ambiental e Social.

De acordo com a Política de Divulgação de Informações da CII, as informações ambientais e sociais relacionadas a esta transação estarão disponíveis no website da CII, no endereço: http://www.iic.org/en/projects/project-disclosures.

A versão em inglês está disponível no site da CII.